COMUNICAÇÃO INTEGRADA

NÃO BASTA QUERER, É PRECISO SABER COMUNICAR.

A comunicação integrada abrange funções estratégicas de cada atividade de comunicação de forma continua e permanente, desenvolvendo uma informação que precisa ser concisa e uniforme. O objetivo é propagar uma  única mensagem que seja coerente com seus princípios.

Deve ser algo sinérgico que une a comunicação institucional com a mercadológica, somadas à interna, e juntas formam um tripé de comunicação organizacional, onde o conjunto de cada setor resulta em uma comunicação eficiente e harmônica.

Todas as especialidades da comunicação denominadas de ferramentas, Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e Propaganda e demais, fazem parte de um composto de comunicação e suas funções são tidas como potenciais quando integradas a um único objetivo. Com isso, a sinergia da informação deve permitir que a comunicação seja eficiente e os objetivos e resultados sejam ampliados. Sendo seu foco principal, a concentração no negócio da empresa e a comunicação articulada e profissional, de forma a destacar a identidade da companhia.

Para tanto, a gestão de comunicação de qualquer empresa deve se antecipar aos fatos e apresentar uma política eficaz e transparente, cuja mensagem se apresente de acordo com as estratégias da companhia. Logo, é importante destacar que um dos diferenciais e pontos de maior atenção é a capacitação técnica dos profissionais que atuam na área, os quais devem desenvolver uma visão multidisciplinar de todas as atividades da comunicação.

Portanto, a comunicação da empresa deve somar os esforços de todas as especialidades citadas, pois a imagem da organização deve se manter única seja para qualquer público potencial. O profissional que acionará e fará o monitoramento desta comunicação, deve estar atento a todas as informações e ações dos concorrentes, com o objetivo de traçar estratégias e alcançar seu objetivo, utilizando as melhores e mais adequadas formas de comunicação. Dentre as principais funções deste profissional, está o desenvolvimento da mensagem adequada, a seleção ideal do canal de divulgação, a promoção e a decisão de qual composto será utilizado e por fim mensurar e administrar todo o processo da chamada comunicação integrada.