06 DICAS DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS

As pequenas e médias empresas que estão dispostas a crescer precisam investir na MARCA e  na DIVULGAÇÃO de seus PRODUTOS/SERVIÇOS. É possível definir algumas ações para fortalecer o negócio.

Selecionamos seis dicas para fortalecer o marketing da sua empresa. Confira:

INVISTA NAS REDES SOCIAIS

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra. Dica importante! Não basta somente está nas redes sociais, é preciso fazer um trabalho profissional, ou correrá o risco de não sair do lugar.

CONSTRUA UMA MARCA FORTE

É importante para todas as empresas, sendo ela pequena ou grande consolidarem a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma IDENTIDADE VISUAL PADRONIZADA – abrangendo desde o cartão de visita,folhetos promocionais, uniforme e etc. Toda comunicação da empresa deverá ser padronizada.

OFEREÇA UM BOM ATENDIMENTO

A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.

CALCULE O RETORNO DO MARKETING

Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

FAÇA UM PLANO DE MARKETING

O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da sua empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros concorrentes no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma com datas específicas de ações durante o ano, pode começar com ações pequenas com baixo custo e ir aumentando conforme os resultados de vendas. Importante, não se consegue resultado do dia para noite é preciso muito  trabalho e disciplina.

INFORME-SE E ESTUDE 

Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Lembrem-se as agências de publicidade são grandes aliadas do seu negócio, é preciso acabar com o tabu de que agência é cara, na verdade ela é a solução para sua empresa, pois ela apontará o caminho que deverá seguir para ter bons resultados e visibilidade no mercado.

Boa sorte!